‘Tudo que nós tem é nós‘

Bem-vindo(a) à edição #1 da Firma Preta. Esperamos que você tenha uma ótima semana e que nossa curadoria possa lhe ajudar. Se ainda não é assinante, então está perdendo nossa melhor e mais detalhada seleção de vagas e cursos sobre diversidade e mercado. Assine!

Prazer, nós somos a Firma Preta. Nosso propósito é tensionar a estrutura, que cria obstáculos para a caminhada profissional de negros e indígenas, através da equidade. Aquele quadrado preto nas redes sociais no meio do ano não surtiu efeito além de likes e os degraus continuam mais altos para nós. Queremos ser uma comunidade de suporte e curadoria e sabemos que não estamos sozinhos.

plataforma Afrosaúde, por exemplo, reúne médicos, psicólogos, dentistas e terapeutas negros com a ideia de conectá-los com pacientes que buscam representatividade no atendimento. A UX Para Minas Pretas é uma comunidade que apoia mulheres negras que trabalham no mercado de tecnologia. O Aqualtune Lab é um time de pesquisadores da área do Direito, Tecnologia e Raça que estão de olho no racismo algorítmico. A Preta Hub trabalha com criatividade e tendências pretas e é responsável pelo Festival Feira Preta que reúne empreendedores negros. No jornalismo, temos iniciativas como Alma PretaCeará CrioloPortal Negrê e Mídia índia.

Nos juntamos também ao AfrotramposBlack InfluenceEngajafroEmpregueafroIndique uma PretaPlanilha dos PretosPoder dos PretosPonte Para Pretxs e Publicitários Negros. Sobrevivemos ao racismo coletivamente. Ninguém resiste sozinho. Como diria Emicida em Principia, “Tudo que nós tem é nós”. O nós por nós também está aí para fazer com que mais pessoas não-brancas tenham acesso ao mercado de trabalho, sem diferenças salariais mesmo com a formação equivalente a profissionais brancos, que recebam suporte, sejam ouvidas e tenham possibilidades de crescer. Diversidade é prática, não só foto bonita.

Que possamos inspirar pessoas como todas essas iniciativas nos inspiram.

Recebeu essa newsletter de algum amigo? Assine! É grátis.

Retornar