Temos uma proposta para você
Nossa proposta na Firma Preta sempre foi fazer a ponte entre empresas e pessoas negras e indígenas que buscam uma oportunidade de trabalho e, também, proporcionar reflexões com os textos que abrem semanalmente a nossa newsletter. Hoje, isso se cumpre com uma homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes, que foram executados há quatro anos no Rio de Janeiro. Trata-se de um luto coletivo e uma ferida que não cicatriza.
Uma vereadora negra, favelada, LGBT, defensora dos direitos humanos causou muito incômodo. E continua gerando. Seja em relação à própria trajetória de Marielle ou a de mulheres negras que chegaram ao poder após o crime que hoje tem que conviver com constantes ameaças aos seus mandatos e às suas vidas. Nos é tirado o direito de defender nossos direitos e de fazer política. Incomodamos.
Mas não se faz mudança política no Brasil sem a ação da mulher negra e sua representação. Por isso, iniciativas como os projetos Mulheres Negras Decidem, A Tenda das Candidatas e o próprio Instituto Marielle Franco (mantido pela família da vereadora após a sua morte) acompanham os mandatos femininos, os riscos e as denúncias feitas.
Propomos aqui que continuemos exigindo respostas pelo que aconteceu com Marielle Franco e também queremos combinar com você para fortalecer e apoiar as mulheres negras que buscam o mesmo caminho da política que a vereadora.
Tudo que nós têm é nós.
Retornar