Nós também queremos saber: cadê todo o resto?
O ano de 2022 já meteu dez dias e rolou muita coisa durante o recesso da Firma Preta. Enquanto relaxavamos tal qual a cadelinha Laika, a visita da chefe de diversidade de John Biden ao Brasil repercutia. Gina Abercrombie-Winstanley visitou São Paulo e ficou espantada com o número de pessoas brancas que cruzou na sua estadia no Brasil: “ok, cadê todo o resto?”, disse ela.
O questionamento parte do fato de sermos mais de 50% da população e ainda assim nos locais de poder onde circulou todos eram brancos. O questionamento dela é o mesmo que fizemos na primeira edição da nossa newsletter: se somos a maior parte dos brasileiros porque os espaços de poder são ocupados e geridos por brancos?
Essa é uma conta que não fecha e que parece não ter lógica. Mas tem sim. Ela é pautada no racismo e no privilégio da mediocridade dominado por pessoas brancas. Nós enfrentamos esta realidade com iniciativas como a nossa, que direciona pessoas negras para esses espaços em que comumente não circulamos e auxilia no letramento crítico. Essa é a nossa meta de ano novo.
A Firma Preta trará novidades em 2022. Queremos ajudar mais pessoas e gerar um impacto maior. Contamos com vocês nessa caminhada, lendo e compartilhando nosso conteúdo. Sigamos juntos, mas ano novo, vaga nova. Se liga na nossa primeira curadoria de vagas de 2022.
Antes de sair, lembre-se: Assine a Newsletter da Firma Preta
Retornar