Quanto mais alto o cargo, mais pessoas brancas

Parece chover no molhado falar que quanto mais alto o cargo, menor a diversidade nas empresas. Mas o óbvio também precisa ser dito e lembrado. O censo das agências de publicidade de 2023 mostra que essa realidade é contínua ano após ano.

O estudo do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) mostra que os autodeclarados brancos ocupam 92% dos cargos de CEO e os negros correspondem somente a 8% das presidências. Entre as agências pesquisadas, nenhuma agência tinha uma mulher negra no comando mais alto.

O número de negros em cargos de gerências é oito vezes menor que onde brancos. No quadro geral, o censo mostrou que brancos representam 68% e negros 30% – dentro desse grupo, as mulheres negras têm 21% de percentual.

Sabemos que esses dados são reflexos da sociedade e que essa realidade se repete em diferentes setores do mercado de trabalho. O nosso desafio coletivo é ocupar esses cargos e abrir espaço para os demais. O “pretos no topo” não pode ser algo individual. Onde estivermos estamos abrindo espaços para o nossos.

Retornar