Precisamos falar de proficiência para estudar fora

Dedicamos esta edição a João Alberto Silveira Freitas, morto no Carrefour, e a todos os irmãos que estão nas ruas pedindo por justiça. Somos uma ação contra o racismo estrutural que mata um de nós a cada 23 minutos. Seguimos transformando nosso luto em luta através da nossa seleção de vagas, cursos e eventos. ✊🏿 Assine e chame os amigos!

 

Nossos últimos dias não estão fáceis, mas seguir também é resistir. Então, a pedidos, hoje vamos falar dos testes de proficiência que avaliam o nível dos candidatos em determinada língua. Vou focar nos testes para língua inglesa. Atenção porque tem muitos tipos de testes diferentes.

Para começar essa conversa, precisamos dar uma olhada no seu objetivo. O teste ideal pode variar se você busca uma graduação, mestrado ou curso de curta duração. Na grande maioria dos casos, eles são válidos por apenas dois anos. Também precisamos considerar o preço dos testes e os todos os investimentos necessários para fazer, principalmente, se a prova não for aplicada onde você mora. A partir daí, passamos para as datas de inscrições, aplicações, período de correção e entrega dos resultados que precisam acontecer antes do término da candidatura que você quer fazer.

Os testes mais comuns são o IELTSTOEFL e os de Cambridge . Tive a oportunidade de fazer TOEFL e IELTS. O primeiro fiz em 2014 e precisei viajar do Rio de Janeiro para São Paulo para fazer a prova. Na época, achei bastante desorganizado com vários candidatos na mesma sala e pessoas falando ao mesmo tempo. Foi difícil me concentrar e a formatação do teste é mais complicada para atingir a nota necessária.

Já o IELTS fiz em 2017 em Botafogo- RJ (eu morava em Mesquita, na Baixada Fluminense). Ele tem menos locais de aplicação que o TOEFL. A parte do speaking (conversação) é feita em uma data distinta da prova escrita – que diferente do TOEFL que fiz em papel e não no computador. Em ambas as provas, não tem muito tempo para pensar, nem fazer rascunhos, é preciso escrever rápido e tentar entender as ideias principais.

Antes das provas

Depois dessas minhas experiências com TOEFL e IELTS, aconselho os candidatos a conhecerem a estrutura do teste escolhido e bolar uma estratégia de estudos de acordo com a data da prova, das candidaturas que você pretende mandar e o resultado.

Quando escolher seu teste ideal, faça a inscrição o mais rápido possível.  Assim você terá acesso ao material preparatório oferecido pelas organizadoras de cada teste com maior antecedência. Recomendo também procurar por outros materiais preparatórios e cursos com simulados. Também existem plataformas, aplicativos, comunidades em redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram para você estudar trocando ideia com outros candidatos. Se liga:

Future Learn – Inside IELTS: Preparing for the Test With the Experts

IELTS RESOURCES – Facebook

IELTS Material – Facebook

TOEFL Preparation – Facebook

IELTS e TOEFL – Alunos Brasileiros – Facebook

CAE, FCE, IELTS + TOEFL – Facebook

As datas e os valores das provas (💰💰) podem ser encontrados nos sites do TOEFL, IELTS e Cambridge. Os preços geralmente mudam de um lugar para o outro e às vezes também têm reajustes anuais. Atenção às formas de pagamento, se for em dólar, o preço será diretamente afetado pela cotação, como no TOEFL.

Seleções abertas

Antes de me despedir, deixo duas dicas de processos seletivos que estão rolando para vocês. Aproveitem!

Mestrado na Holanda

A Universidade de Radboud em Nijmegen está oferecendo bolsas integrais para mestrado. Para concorrer, é preciso atender aos requisitos dos cursos de mestrado e da bolsa, indicando que quer participar da Radboud Scholarship Programme. A bolsa cobre o valor de €16,000 para taxas universitárias e €10,800 para o custo de vida. Prazo até 01/03/2021

Estágio no Zimbábue

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (United Nations Office for Project Services – UNOPS) está com uma vaga aberta para Communications Intern em Harare. O estágio é de seis meses com possibilidade de extensão para as áreas de Jornalismo, Comunicação e Desenvolvimento, os escolhidos para a vaga têm direito a receber uma ajuda de custo (o que é importante para estágios da ONU). Algo peculiar do UNOPS é a possibilidade de se poder fazer um estágio com até três anos de curso finalizado. Prazo até 01/12/2020

Até breve pessoal!
Seguimos juntes!
Louise Ferreira

Esse texto foi publicado originalmente em nossa newsletter. Ainda não está inscrito? Assine! É grátis.

Retornar