Novembro chegou

Estamos no mês da consciência (ou paciência) negra. Porém, não vamos falar disso aqui ainda. Nós continuamos o papo sobre a ampliação da nossa presença em mais espaços. Em novembro, acontecem as eleições municipais (dias 15 e 29) e precisamos falar sobre as candidaturas negras e indígenas. Isso também é olhar para o nosso acesso ao mercado de trabalho.

Quando falamos em tensionar mudanças estruturais, também falamos daqueles que têm a caneta na mão para as decisões sobre saúde básica, transporte público e as creches das nossas crianças. Esses fatores impactam nosso dia a dia enquanto trabalhadores e estudantes.

 

Em 2020, a proporcionalidade de recursos públicos eleitorais e tempo de propaganda aprovados pelo TSE já estão valendo. O que fez o número de autodeclarantes negros aumentar e chegarmos ao feito histórico de termos mais candidaturas negras do que brancas – mas, tem que olhar direito isso aí 🔎. O Percentual de candidaturas de mulheres negras e indígenas também aumentou neste ano. Ao todo, os indígenas representam 0,4% dos candidatos nestas eleições. O que é equivalente ao número de indígenas no Brasil.

Esses dados até são animadores, mas não podemos cair na armadilha da falsa representatividade. É preciso saber se os candidatos estão alinhados na defesa antirracista das nossas pautas históricas. E a finalidade do texto de hoje é te contar quais iniciativas te ajudam a verificar se o candidato de fato nos representa. Se liga.👇🏾

  • Demarcando Urnas – Mapeia candidatados indígenas em todo o país. No site você pode buscar por estado, partido e cargo. É uma iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Mídia Índia e Mídia Ninja.
  • Enegrecer a Política – Ao acessar o site, é possível conferir dados da presença negra nas últimas eleições e conferir a tabela de candidaturas de 2020. O trabalho é fruto de uma coalizão de coletivos negros de várias partes do país.
  • Mulheres Negras Decidem – É possível acompanhar as reflexões sobre as pautas fundamentais para as mulheres negras no Instagram do grupo.
  • Primeiro Voto – A página acompanha as eleições de Salvador, mas tem conteúdos de interesse geral que podem ajudar na sua escolha de voto. O projeto é o TCC da estudante de comunicação Carol Magalhães.

Se você conhecer outras iniciativas que ajudam na escolha de candidatos, manda para gente: firmapreta@gmail.com.

Esse texto foi publicado originalmente em nossa newsletter. Ainda não está inscrito? Assine! É grátis.

Retornar