Empreendedorismo também é para os nossos

Vimos muitos dos nossos se tornarem empreendedores em 2020. Talvez até mesmo você que está lendo essa edição da news tenha se tornado um. Logo nos primeiros meses da pandemia, novos 586 mil MEIs (Microempreendedor Individual) foram abertos no Brasil.

Porém, esse movimento para muitos não é uma escolha, mas uma urgência diante de uma crise. Um estudo da ID-BR (Instituto Identidades do Brasil) indica que 60% das mulheres negras empreendem por necessidade. É uma resposta natural aos 13,8 milhões de desempregados – com uma maioria negra nessa estatística.

Se você decidiu empreender esse ano ou já acumula alguma experiência na área, sabe que existem algumas dificuldades nesse caminho – seja ele tomado por necessidade, vocação ou engajamento com a comunidade.

No ano passado, o estudo Empreendedorismo Negro no Brasil já apontava que as maiores barreiras estavam no acesso ao crédito, apoio e planejamento de gestão do negócio. Esse ano, algumas iniciativas surgiram ou se reinventaram para atender essa demanda crescente e apoiar quem está chegando no mercado.

Na edição desta semana, queremos apresentar algumas dessas iniciativas para fortalecer o seu negócio e ajudar e encarar os desafios do afroempreendedorismo. Se liga:

  • Programa de Recuperação Econômica Fundo Baobá – O objetivo é ajudar empreendedores negros no contexto pós-pandemia. O programa irá apoiar até 47 projetos e prioriza mulheres empreendedoras do Norte e Nordeste. Os negócios precisam ser comandados por pessoas negras em regiões periféricas ou áreas de vulnerabilidade com faturamento de até R$6.750 por mês. Haverá mentoria e não é necessário ter CNPJ para participar. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de dezembro neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/somospotencias
  • Casa PretaHub – Em São Paulo, o espaço se propõe a servir de local de produção para empreendedores que precisam de estrutura para gravações, produção de conteúdo e transformação digital. Devido a pandemia o espaço está com acesso restrito, porém gratuito. O agendamento pode ser feito no site da PretaHub.
  • Inventivos – A comunidade Inventivos é comandada por Monique Evelle e oferece uma série de treinamentos, palestras e também mentorias. É um grupo para criativos, ativistas e empreendedores. O investimento é de R$235 e pode ser parcelado em 12x. As inscrições encerram no próximo dia 10. A inscrição pode ser feita no site: http://inventivos.co/
  • Jornada Afetiva – O projeto tem duração de oito meses com imersões, workshops, facilitações e mentorias coletivas. O objetivo é oferecer ferramentas de acessos e dividir conhecimentos específicos relacionados às questões que toda empreendedora, executiva ou quem se propõe a ser – deve sabe. O programa tem patrocínio do Consulado Americano e é voltado para mulheres negras e indígenas capixabas. As inscrições podem ser feitas até 10 de dezembro neste link: https://pt.research.net/r/afetiva.

 

Esse texto foi publicado originalmente em nossa newsletter. Ainda não está inscrito? Assine! É grátis.

Retornar